top of page

“... é melhor ir à casa onde há luto ... ”





Estranho este título, não é? O rei Salomão o disse e está registrado no Livro do Eclesiastes ou o pregador no capítulo 7, versículo 2 "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem por consideração" e ele diz também que "...a tristeza torna o coração compreensivo"(v3).


Todos nós já experimentamos o luto,seja com familiares, seja com amigos, irmãos na fé ou apenas conhecidos. É sempre um momento de reflexão onde lembramos que nós passaremos também por esse momento: a própria morte. É por isso que Salomão diz que os vivos devem tomar isto por consideração, isto é, lembrarmos que também vamos morrer. Vocês já notaram quantas coisas acontecem num dia de luto, em um velório além do que dissemos anteriormente?


Nosso relógio "para" em favor do próximo. Nós somos capazes de deixar o que estamos fazendo, de desmarcar compromissos, de interromper viagens e muitas vezes percorrer distâncias para estar próximos da pessoa querida que está passando pelo momento de dor, de lágrimas. É num velório que tantas vezes encontramos parentes e amigos que há muito não encontramos.


É no dia de luto que colocamos nossos interesses em segundo plano e o próximo em primeiro lugar. É num dia assim que cumprimos o que a Palavra nos diz, e "choramos com os que choram" compartilhando a dor da alma, a ferida do coração.


A pergunta que eu faço a mim mesmo é: Porque não fazemos tantas dessas coisas no dia a dia? É preciso uma morte para tirarmos tempo para o outro? É preciso o luto para encontrarmos amigos, familiares que há muito não vemos? É preciso de um dia de dor, de separação para declararmos nosso amor, nosso sentimento para com o outro? É necessário a morte de alguém para refletirmos onde passaremos a eternidade?


Precisamos tirar lições de vida em vida na casa onde há luto. Deus nos tem dado vida para vivermos em abundância. Vamos viver a vida sem essa loucura de não ter tempo para desfrutarmos amigos e família. Vamos aproveitar a vida para dizermos: Eu te amo!!! Vamos conversar e passear mais; deixar de lado as picuinhas que roubam nossa alegria; visitarmos uns aos outros para matarmos a saudade e até rirmos da própria vida. Mas vamos, acima de tudo, viver de modo digno de um cristão sempre na certeza de que quando a morte enfim chegar, continuaremos gozando a vida, só que de forma plena e eterna na presença do nosso Deus. UM VIVA À VIDA!!!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page