top of page

"...e não se contaminou"



Uma das mais belas histórias bíblicas, trás Daniel como personagem central. Um jovem selecionado para estudar no palácio de Nabucodonosor, quando este sitiou Jerusalém. Havia uma determinação desse rei quanto ao que os jovens selecionados deveriam comer e beber. É aqui que encontramos claramente o temor de Daniel ao Deus que ele adorava.


Daniel 1.8 diz: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia, então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitissem não contaminar-se”. Contaminar é traduzido por corromper; pegar por contágio; adquirir doença por contágio; viciar. Daniel tinha tudo para ocupar uma posição de “status” – “era um jovem sem nenhum defeito, de boa aparência, instruído em toda a sabedoria, douto em ciência, versado no conhecimento e competente” (Daniel 1.4), e que agora tinha sido colocado no meio de homens ímpios, idólatras e não tementes ao Deus Único e Verdadeiro. Mas Daniel não se infectou, não se conformou, não se contaminou. Assim ele viveu uma vida de obediência e temor a Deus.


Vivemos numa sociedade corrupta, desonesta, mentirosa e que carrega como lema ter “o jeitinho brasileiro” de ser. Precisamos, como cristãos, como verdadeiros adoradores do Deus Vivo e Imutável, ser firmes nas nossas convicções cristãs. Não podemos ficar “em cima do muro”, numa vida morna ao ponto de provocar o “vômito” de Deus. É preciso resolver firmemente não se contaminar. Devemos ter a coragem de nos expressar e assim nos diferenciarmos como filhos do Deus Altíssimo. O sim de Deus deve ser o nosso sim e o não de Deus, o nosso não. Daniel foi distinguido por sua vida no Espírito, ali naquele palácio e naquela nação.


Que diferença temos feito em nosso lar, na sociedade e na nação em que vivemos? Temos sido obedientes, tementes e vivido uma vida de honra ao nosso Deus? Que possamos dar o mesmo testemunho de Daniel: um homem que resolveu firmemente não se contaminar com as iguarias do rei.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page