top of page

A Autoridade na Família



“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Êxodo 20.12

A obediência dos filhos aos pais é um mandamento da lei divina. Portanto, o Deus soberano delega autoridade aos pais. O quinto mandamento, que ordena a honra aos pais, trás a ideia de que nessa terra, abaixo de Deus a maior autoridade sobre a vida dos filhos é autoridade dos pais.

O problema é que vivemos hoje uma crise de autoridade. Temos visto filhos desobedientes aos pais, e essa desobediência tem refletido em todas as áreas da nossa sociedade, pois esses filhos são aqueles que não respeitam nenhuma autoridade instituída sobre suas vidas. Isso ocorre porque esse mandamento não tem sido levado em consideração.

A autoridade dos pais precisa ser restaurada e exercida na vida do povo de Deus, pois esta produz resultados maravilhosos na vida dos filhos. Jesus é o nosso maior exemplo (Lc 2.51) “E desceu com eles para Jerusalém; e era-lhes submisso...”. O poder de Jesus em suas palavras e obras tinha origem na autoridade do Pai e se manifestava pela obediência do Filho (Jo 5.19) “Então, lhes falou Jesus: em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai...” Ele glorificou o Pai através da obediência perfeita (Jo 17.4).

Este é um princípio do Reino de Deus que se aplica na família. Deus honra os filhos que honram os pais. Paulo destaca que a obediência aos pais é o primeiro mandamento com promessa: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Ef. 6.2-3).

Por isso, além de ser um ato de amor e de justiça, a obediência dos filhos aos pais é também um ato de inteligência. Quem não obedece aos pais priva-se das bênçãos de Deus em sua vida.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page