top of page

Tribulação e Perseverança



Conta-se que o grande pintor inglês Turner, num desejo de retratar em um quadro uma tempestade, literalmente se colocou em alto-mar. Palavras dele: "Eu queria muito retratar uma tempestade em alto-mar. Então viajei para a Holanda e lá contratei um pescador para me levar mar adentro na primeira vez em que ocorresse uma tempestade. Quando a tormenta começou a se formar, fui ao pescador e lhe pedi que me amarrasse no mastro do barco. Em seguida navegamos em direção a ela. A chuva e os ventos estavam tão fortes, que minha vontade era me abrigar no fundo da embarcação e esperar que ela passasse. Agora, porém, já era tarde. Estava amarrado no mastro. Então, além de ver a tempestade, senti todo o seu impacto. Ela se abateu de tal forma sobre mim que parecia que me tornara parte dela. Depois voltei e pintei o quadro."


As "tempestades" da vida, muitas vezes vem ao nosso encontro, nos dando a impressão de que ela terminará com a destruição total. Jesus nos disse que neste mundo teríamos aflições, mas que não deveríamos desanimar, pois Ele venceu o mundo. É justamente aí que entra a perseverança. O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes em Roma, disse: "Mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora,a esperança não confunde" (Rom.5:3-5). Se a tribulação produz perseverança, a qual produz experiência, sendo esta produtora da esperança, podemos sim nos gloriar na tribulação, nas tempestades. Não podemos esquecer de que Deus está no comando de todas as coisas, e que tanto a bonança como a tempestade, na Sua permissão, trarão bênçãos, crescimento e o fortalecimento da nossa fé. E, se, para sermos perseverantes, experientes e esperançosos, temos que passar pela "tempestade", louvado seja Deus por ela!


Pode ser que, assim como o pintor Turner, estejamos "amarrados" no mastro da vida, em meio à grande tempestade. Mas assim como ele, logo que chegar a bonança, poderemos expor um quadro "moldurado” em nós, pintado pelas mãos do nosso Deus, o que será de uma beleza indescritível.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page