top of page

Depto Infantil - Mariana Costa Rodrigues Abrão Constâncio

Conselheiros: Presb. Samuel Constâncio, Presb. Silvio e Marileide Alvares

                          

De olho no futuro agindo no presente


Já se tornou um jargão dizer  que as crianças são o

futuro, e no caso específico da igreja é comum nos

referimos a elas como  sendo  a igreja  do amanhã.

Contudo, os ensinamentos  de Jesus nos convidam

a  olharmos  para  nossas  crianças  de  uma forma

diferenciada, pois “delas são os Reino dos Céus”. O

nosso Mestre faz uma analogia da igreja como sen-

do  parte de uma árvore, onde todos somos galhos

que só terão vida se estivermos ligados a Ele, refletindo sobre esta analogia compreendemos que mesmo um galho recém brotado já faz parte da árvore, ou seja, é a árvore de hoje e não do amanhã. Logo, entendemos que as crianças representam a igreja de hoje que se bem cuidadas poderão dar bons frutos.


É com esta visão que a IPVN tem voltado os olhos de uma forma bem especial para o Departamento Infantil, entendendo que é um campo muito fértil e promissor, mas que precisa de bastante cuidado uma vez que constitui uma fase de fundamentação das bases que deverão sustentar a fé cristã durante toda vida. Percebe-se que esta fase apresenta um contexto propício para o ensino da palavra de Deus, pois é quando criança que desenvolvemos nosso caráter e formamos nossa conduta, e por isso, é um campo fértil para plantar a semente da Palavra que será a norteadora das futuras escolhas, pois esta “Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho” (Sl 119:105).


Segundo estudos, a base da personalidade é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, ela também está para o mal, e o inimigo tem usado a mídia como forte aliada para destruir a infância. Frente esta realidade, temos a impressão que as crianças estão precoces nestes tempos pós-modernos, em que a inocência está acabando cada vez mais cedo. Em contrapartida a isso tem o fato de que as crianças são filhos da promessa, e que a Palavra de Deus orienta que elas sejam instruídas nas verdades das Escrituras desde muito cedo, desde a infância, há vários textos bíblicos que dão ênfase ao ensinar a criança dentro da Palavra de Deus (Pv 22:6, Dt 6:7, Mt 19:13-14, 2 Tm 3:14-15, etc.).  


Neste sentido é de grande importância possibilitar que a criança desenvolva o hábito de ir à igreja para facilitar a adaptação dela com os professores e demais colegas, além de participar das atividades com outras crianças e ter um melhor aproveitamento das lições bíblicas quando estiverem acompanhando a sequência ministrada de forma regular. E ainda mais, na fase de formação moral das crianças é essencial que a igreja, e mais especificamente a Palavra de Deus, exerça uma influência nas suas vidas. Assim como a família que se estiver vivendo a fé cristã de maneira eficaz, estará deixando o exemplo de vida como maior legado para os seus filhos, e obedecendo a Palavra de Deus que manda “ensinar a criança no caminho que se deve andar, para que quando vier crescer não se desvie dele” (Pv 22:6).


Reconhecemos que a infância é uma fase de afirmação e, portanto, é de suma importância que os valores bíblicos sejam fortalecidos na vida destas crianças, possibilitando respostas orientadas por Deus para questionamentos comuns à fase que elas estão vivendo. Além da possibilidade de inserir as crianças no contexto de afirmação da fé, outrora professada pelos pais, que agora elas são instruídas e encorajadas a também professarem de forma mais consciente. Diante disso e muito mais se conclui que o evangelismo e o ensino bíblico devem ser prioridade nas igrejas. Pois todos precisam de Cristo, começando pelas crianças. 
 

273776049_4915296271842033_8609938319624655936_n.jpg

Departamento Infantil - UCP

bottom of page