NOSSA HISTÓRIA

A Igreja Presbiteriana de Vila Nova, foi fundada em 11 de junho de 1946, no Bairro de Vila Nova, à Rua 217, Nº 118, pelos Pioneiros da Fé, da Primeira IP de Goiânia, sob o pastorado do Rev. David Willianson e os irmãos: Adonias Orlando de Souza, Anor Alves de Paula, Antônio Martins, Belizário Araújo, Elias Carrijo, Jerônimo Silva, Joaquim Marques Carrijo, Ortolino Mendes de Moura, José Camilo, Tito Rocha, totalizando onze sócios fundadores, somando-se a estes os primeiros alunos matriculados na Escola Dominical: Maria Cândida de Moura, Maria Cândida Filha, William Mendes de Moura, Leolina Mendes de Moura, Benedita Porto, Ester Porto, Rosa Ribeiro, Antônia Naves, Anabele Rocha, Zacarias Lemos, Basília Lemos, Xista Lemos, Firmina Lemos, José Lemos, Pedro Lemos, Jô Lemos, totalizando 27 alunos.


O trabalho cresceu rápido, pois contava com a colaboração de vários jovens que vinham da Primeira IP, destacando-se entre eles: João de Sousa Santos, Sebastião José da Motta, Maria Motta, Osório Arantes, Hilton Paranhos, Zoraide Paranhos e vários outros, além de um bom grupo de irmãos das Igrejas: Cristã Evangélica, Batistas e Pentecostais, pois não havia Igrejas evangélicas no bairro.


Em face do crescimento, fez-se sua primeira mudança de endereço no final de dezembro de 1950, portanto quatro anos e meio após seu início, para uma casa na Oitava Avenida, cedida pelos irmãos: José e Aparecida Nascente, sofrendo uma queda sensível na frequência, pois muitos dos pioneiros já não freqüentavam, e os muitos membros de outras denominações se desligaram do trabalho, que ali funcionou por sete meses, mudando-se para a Quarta Avenida, antigo nº 44, para um barracão que fora doado pelos irmãos: José e Aparecida Nascente, no começo de agosto de 1950, destacando-se ainda que neste período muito colaborou neste trabalho os irmãos: Dr. Divino José de Oliveira e Abel Cardoso, que sempre pregavam nos cultos à noite.


Em final de 1951, o Rev. David encerra suas atividades neste campo, passando a partir de janeiro de 1952, ser pastoreada pelo Rev. Willianson de Castro Ferreira, época em que a congregação experimentava boa fase de crescimento, em virtude da chegada de vários crentes de outras igrejas, e também dos recém-convertidos.


Em 1958, ganhou-se a doação desta área à Igreja. Em seguida foi autorizada a escrituração do imóvel, e no começo de 1960, se movimentou para começar as edificações aqui.


Em novembro de 1960, decide-se iniciar as primeiras salas que abrigariam a futura escola evangélica.


Em fevereiro de 1962, passa-se a utilizar o salão construído para realização de cultos.

 

Em janeiro de 1963, decide-se iniciar a construção da casa pastoral.

 

Em dezembro de 1963, resolve-se demolir o velho salão onde a congregação funcionou por quase doze anos. Resolve-se fazer um anteprojeto do templo a ser edificado no imóvel da Quarta com Quinta Avenidas.

 

Em janeiro de 1966, faz-se a solicitação a Missão Oeste do Brasil, para que permita a organização desta congregação em Igreja.

 

Em 30/10/1966 reúne-se em Assembléia Extraordinária a congregação, sendo organizada com 97 membros comungantes e 87 não comungantes.


Elege-se o primeiro Conselho: Presbíteros: Pedro Gomes de Faria, João de Sousa Santos, Adonias Orlando de Sousa, Wagner Batista da Costa e Jairo de Souza Santos. E a primeira Junta Diaconal: Jerônimo José da Motta, Ademoves Dias dos Reis, Lincoln Oliveira, William Mendes de Moura, José Gonçalves Noronha e Jaldo de Sousa Santos.

 

Em 16/07/1967, faz-se o lançamento da Pedra Fundamental do Templo.

 

Em 07 de fevereiro de 1969, inicia-se a Escola Dominical em Vila Morais, com 66 alunos.

 

Em 21/12/1972, por necessidade de espaço físico, motivado pelo crescimento da Igreja, faz-se a consagração do Templo ainda por terminar.

 

Em 14/08/1977 foi consagrado o Templo, totalmente concluído.

 

Em 12/02/1984, organiza-se em Igreja a Congregação de Vila Morais.

 

Em agosto de 1984, inicia-se um ponto de pregação no Setor Criméia Leste, vindo a se tornar Congregação em 17/03/1985.

 

Em 19/10/1989, tem início a Congregação de Vila Concórdia e inicia-se também um ponto de pregação no Jardim das Oliveiras, pelo Rev. Rosemir, seminarista na época.

 

Em junho de 1991, adquire-se dois lotes na Vila Concórdia, onde será edificado o templo.

 

Em junho de 1992, inaugura-se o salão de cultos na Vila Concórdia.

 

Em agosto de 1995, decide-se construir um edifício com mais salas e uma residência no Criméia Leste.

 

Em 19 de novembro de 1995, inicia-se as atividades da Congregação de Morrinhos/GO.

 

Em 23/03/1997, assume-se por transferência do PGNA, a Congregação do Recanto das Minas Gerais.

 

Em Agosto/2001, inicia-se o trabalho na Congregação do Jardim Guanabara.

 

Em 20/03/2005, procede-se a organização da Igreja do Recanto das Minas Gerais.

 

Em 17/04/2005, também é organizada em Igreja, a Congregação de Vila Concórdia.

 

Em 2008 o Templo passa por uma reforma geral, sendo reinaugurado em 05 de outubro de 2008, com um Culto de Gratidão.

 

Em 07 de março de 2010, inicia-se o trabalho da Congregação do Setor Negrão de Lima, nas dependências do Seminário / SPBC.

 

Em 2012, inicia-se o trabalho no Ponto de Pregação Vida, sob o pastorado do Rev. Antônio Paulo Mércio de Oliveira.

 

Em agosto de 2013, assume o pastorado o Rev. Jairo de Souza Santos Júnior.

 

Em 29/09/2013, procede-se a organização eclesiástica da IP Nova Aliança, no Setor Negrão de Lima.

 

Em  30/08/2015, procede-se a organização eclesiástica da Congregação do Jardim Guanabara.

 

Em 15/11/2015, procede-se a organização eclesiástica da Primeira Igreja Presbieriana de Morrinhos, em Morrinhos/GO.

 

Hoje a IPVN conta com 381 membros na Sede, e é mãe de oito igrejas, quais sejam: Igreja Presbiteriana de Vila Morais, Igreja Presbiteriana Criméia Leste, Igreja Presbiteriana Vila Concórdia, Igreja Presbiteriana Recanto das Minas Gerais, Igreja Presbiteriana Nova Aliança, Igreja Presbiteriana Vida, Igreja Presbiteriana Jardim Guanabara e também da Primeira Igreja Presbiteriana de Morrinhos.

 

Estamos caminhando para organizarmos a IP Jd. das Oliveiras e iniciamos o trabalho de um Ponto de Pregação em Nerópolis/GO. Como disse nosso Senhor Jesus, o reino de Deus é como grão de mostarda com uma semente minúscula, que após germinar e crescer faz-se árvore e passarinhos podem fazer ninhos em seus galhos.

 

Temos aqui um resumo da história da IPVN e muitos motivos de gratidão ao Senhor!!

© 2015 por IPVN Web Development

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube