top of page

Pensando de forma correta para agir corretamente



A paz que excede todo entendimento guardará tanto o coração quanto a mente (Fp 4.7). O profeta Isaías (Is. 26.3) afirma: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”. A expressão “propósito” pode ser traduzida como “mente”, a luz do original hebraico. De forma específica, pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos, e logo o coração e a mente veem-se divididos e acuados por sentimentos de opressão, angústia e ansiedade. É preciso ter a consciência de que os nossos pensamentos interferem diretamente em nosso proceder. Eis a razão pela qual Paulo afirma (II Co 10.5): “[...] e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. É muito interessante vê a centralidade de Cristo na vida e obra do apóstolo Paulo. Esse veterano pregador do evangelho tinha em mente a necessidade de se ter a mente de Cristo. Noutras palavras, manter todos os nossos pensamentos presos à santidade, honestidade e honradez do nosso Senhor. Um comentarista bíblico, chamado Wiersbe (2012, p.124, vl.6), afirma:


Semeie um pensamento, colha uma ação.

Semeie uma ação, colha um hábito.

Semeie um hábito, colha um caráter.

Semeie um caráter, colha um destino.


Os pensamentos que cultivamos nortearão a nossa vida no presente, interferindo, inevitavelmente, em nosso futuro. Desse modo, fica claro porque o apóstolo Paulo escreveu Filipenses 4.8-9: v.8. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” - v.9.“ O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. No v.8 Paulo descreve de forma detalhada aquilo em que devemos pensar enquanto discípulos de Cristo Jesus. No v.9 temos o desafio de não nos apegarmos, somente, às informações a respeito de Cristo, mas à necessidade de assimilá-las em nosso interior, de modo a interferir em nossa conduta externa. Deus tenha misericórdia da nossa vida!


Que nossos pensamentos honrem seu santo nome. E como ter nossos pensamentos voltados para essas características? “Os pensamentos corretos nascem da meditação diária na Palavra de Deus” (WIERSBE, 2012, p.125, vl6). Leia as Escrituras, se deleite na leitura bíblica, ame a leitura desse livro, se organize para lê-lo cada vez mais e mais, pois o maior beneficiado é você mesmo!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page