top of page

Família: o oposto da solidão



"Deus faz que o solitário more em família..." Salmo 68:6


A família é projeto do Senhor. Quando Ele criou o homem e viu que ele estava se sentindo só, providenciou-lhe uma esposa tirada dos seus ossos e de sua carne, e a partir daí a família foi constituída.


Deus, na Sua perfeição, estabelece o papel e as funções de cada membro da família para que esta viva em harmonia. Ao homem a função de ser o líder, o cabeça, o "sacerdote" do lar. Como esposo, amar sua esposa assim como Cristo amou a igreja, ao ponto de morrer por ela. À mulher, a sabedoria no agir, pois "a mulher sábia edifica a sua casa mas a sem senso, com as próprias mãos a derruba". A sensatez a faz ser uma esposa submissa, companheira, ajudadora e em seu temor a Deus, ela é louvada: "...a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" (Prov.31:30b). Aos filhos cabe a honra e a obediência aos pais, lembrando da promessa de Deus a quem assim pratica: "...para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Ef 6:3) e aos pais, amar seus filhos sem provocá-los à ira, criando-os no Senhor: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Ef 6:4). Deus requer de nós obediência aos Seus preceitos. Muitos lares tem vivido dias maus por não adotarem como manual prático de vida, a Palavra de Deus. Precisamos lembrar que mesmo no lar cristão, haverá lutas, tempestades, tribulações, enfermidades, mas com Deus sendo o centro do lar e com a família crendo, obedecendo e colocando em prática a Sua Palavra, com certeza será um lar de paz e harmonia, mesmo diante das lutas. Muitas pessoas estão vivendo de forma solitária dentro de seus lares, sem comunicação, sem diálogo, sem a prática do amor fraterno.


Jesus, quando encerra o Sermão do Monte, faz a distinção de dois grupos: Os que ouvem e PRATICAM a Sua Palavra e os que ouvem e NÃO A PRATICAM. Queremos lares felizes, pacificados e abençoados por Deus? Vamos ouvir o que Ele nos ensina e colocar em prática, para o nosso bem e da nossa família. Família deve ser o oposto da solidão. Que Deus abençoe os nossos lares.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page