top of page

A Missão da Igreja



“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 2819-20).


Esses versículos ficaram conhecidos como “A Grande Comissão”. Essas foram as últimas palavras do Senhor Jesus a seus discípulos, e nessas palavras nós encontramos a ordem para a igreja ser missionária, fazendo “discípulos de todas as nações”. Esse “ide” de Jesus alcançou o coração dos primeiros discípulos, mas será que tem alcançado o coração da igreja hoje? Será que nós, como igreja de Jesus temos cumprido o “ide” de nosso mestre?

Encontramos claramente nessas palavras de Jesus a missão da igreja, ou seja, a minha e a sua missão, que pode ser resumida em três aspectos básicos, que são:

Discipular: Fazer discípulos é mais do que conseguir membros para a igreja. Fazer discípulos é levar as pessoas à Cristo de tal forma que elas se tornem imitadoras de Jesus, e para isso eu e você precisamos também ser imitadores de Jesus, assim como era o apóstolo Paulo: “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo...” (1Co 11.1).

Batizar: Sabemos que o batismo é um rito de iniciação da fé cristã. Ou seja, a pessoa que está sendo batizada está declarando que morreu para este mundo e agora vive para Deus. Porém, não é só isso, pois o batismo traz consigo a idéia de que a pessoa batizada pertence agora à família da aliança, ou seja, a igreja deve ser um lugar repleto de irmãos que abracem o novo convertido, caminhando com ele e o ajudando a crescer na fé, sendo apoio nos momentos difíceis, assim como são nas famílias de sangue. O novo convertido precisa saber que nunca mais estará sozinho neste mundo, pois a família da fé será sempre um apoio para ele.

Ensinar: Certa vez li uma frase que dizia: “ovelhas geram ovelhas”. Cada crente tem a responsabilidade de gerar novos crentes, e isso precisa ser feito através do discipulado. O discipulado acontece, quando um crente se dispõe a caminhar com outra pessoa, a fim de ensinar-lhe a vontade de Deus através de sua Palavra. Foi isso que Jesus fez com os seus apóstolos durante três anos. Ele os discipulou e ensinou-lhes os valores do reino de Deus. Fazer discípulos é levar as pessoas à obediência à Palavra de Cristo, de tal forma que a pessoa não viva mais segundo os padrões deste mundo, mas viva como nova criatura (2 Co 5.17).

Essa é a missão da igreja: discipular, batizar e ensinar. Essa é a sua missão e a minha missão. Levar as pessoas à maturidade cristã precisa ser o alvo da igreja, pois só assim estaremos cumprindo com o “ide” de Jesus.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page