top of page

Busquei o Senhor



“Busquei o Senhor, e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores” (Salmos 34.4)



O Salmo 34 foi escrito por Davi por ocasião de um episódio bizarro na sua vida: fingiu ser um “ amalucado” na presença do rei Abimeleque para ser libertado (1 Samuel 21:13-15).


Independente da legitimidade ou até mesmo da eficácia dessa estratégia, Davi reconhece nesse texto que Deus é o seu libertador, e não sua própria esperteza ou seus projetos para solucionar seus problemas. Essa é a verdade que você precisa confirmar continuamente ao seu coração.


O mais importante na hora da angústia, é lembrar que Deus nos acolhe quando o buscamos: “Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores” (v. 4). Não importa se a angústia vem por causa de uma circunstância externa a nós, ou uma circunstância provocada por nossos erros: quando buscamos o Senhor, ele nos acolhe. Além disso, ele nos livra de todos os nossos temores, mesmo que não tire, de imediato, o que causa a angustia. Veja que o problema pode nem ainda estar solucionado, mas Deus já age livrando nosso coração dos temores e aflições, o que é vital para termos condições de administrar nossa vida. E não importa o número de problemas que nos trazem aflições, ele é fiel e poderoso para nos livrar de todas elas. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (v. 9)


Davi mostra que a bondade do Senhor não apenas é testemunhada como ato de fé, mas como comprovação real na nossa vida: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem que nEle se refugia.” (v. 8). É óbvio que o termo “refugiar” se refere a situações de perigos e dificuldades, o que exalta mais ainda a bondade do Senhor. Davi já havia se referido à presença do anjo do Senhor (“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que temem e os livra” (v.7), e mais a frente ele explica que “nada falta aos que o temem” (v. 9) e que “aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” (v. 10).


Ao lidar com suas aflições, saiba que Deus abençoará todas as suas ações. Por isso, tome as decisões que possam trazer sossego à sua alma, e deixe que seu Senhor use-as para abençoar sua vida. Comece obedecendo à sua ordem: “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te em alcança-la.” (v. 14). É por causa da convicção a cerca da bondade do Senhor que Davi deixa o seu testemunho para nos inspirar a fazer o mesmo: “Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações”. (v.6). Abra seu coração e seus lábios para clamar pelo socorro do Senhor, e em breve você também juntará seu testemunho ao de Davi, pois o livramento certamente virá.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page